terça-feira, 4 de março de 2008

Críticas são sempre bem vindas



Opiniões divididas irão existir sempre. Seja de quem ou para quem. Se existe a crítica para um determinado produto, serviço ou alguma pessoa, quer dizer que pelo menos o mercado consumidor percebeu sua aparição. Isso já é o primeiro passo. O que vêm agora, é saber manipular essas opiniões. Saber equilibrar e encontrar todos os benefícios possíveis diante desses comentários: contra ou à favor.

Para retratar melhor isso, colocamos uma imagem acima que diz o seguinte: "they are to yout eyes what second hand smoke is to your lungs" - "eles são para os olhos o que o fumo é para seus pulmões".
Essa estampa foi criada por um grupo que defende a "extinsão" da marca Crocs.
Os criadores desta peça, possuem até um blog, só para subirem pitacos e alfinetadas nos produtos da marca Crocs ( http://ihatecrocsblog.blogspot.com/ ).

Isso é bom? Sim, por que não?
Se não houvesse críticas, muito provavelmente a marca ainda não tinha sido percebida no ambiente consumidor, o que é ruim.


Agora, só para mudar um pouco de mão, mas não saindo do foco. Quem não se lembra deste filme:


E deste:



Só por curiosidade: Após a veiculação de Farenheint 9/11, um filme/documentário na qual todos se lembram, foi uma crítica acentuada em cima da gestão do Presidente da América, George W. Bush, o cara teve sua candidatura reeleita pela população que viu o filme.
E até mesmo, nenhum dado concreto relatou queda de faturamente no Mc Donnalds após a publicação de Supe Size Me. Eu mesmo, que vos escreve neste momento, acabei tendo uma reação inversa. Fiquei com mais vontade ainda de comer um belo de um sanduiche do Mac, após assistir o filme. Isso tudo, porque Morgan Spurlock, o roteirista e protagonista do documentário anti-junkfood, mostrou algo que o próprio Mc Donnalds preza. Consuma nossos produtos com moderação.

Deu para perceber que as críticas, muitas vezes, só ascendem mais a própria imagem daquele alvo que está recebendo as duras opiniões.
Um filme Farenfeit não existira se a posição política de George W.Bush estivesse em ascenção. E um tal de Morgan Spurlock não andaria comendo comida lixo durante semanas se o Mac Donalds não fosse tão conhecido e adorado por milhões de pessoas.
Vale lembrar também, que os dois documentários foram premiados em festivais internacionais de cinema. Ponto para eles!!!

Agora voltando ao mundo de Crocs, o que se tem enfrentado neste momento, é a geração "consumidor conteúdo". A democracia está aí, e com a web 2.0, e essas "mídias" com conteúdo gerado pelos próprios consumidores, abre ainda mais as portas para uma ampla rede de comentários e opiniões destintas, para um bocado de gente ler, ver e discutir do outro lado.

É muitas vezes nas críticas e nos problemas que encontramos a solução. E isso mostra que este fato que acontece com Crocs, talvez seja uma das maiores oportunidades para encontrar as brechas e as oportunidades que faltam para serem cobertas pela empresa.

Em relação à Crocs no Brasil, o velho ditado "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim", só tem que ser visto com bons olhos por todos nós. Afinal, estamos fazendo barulho.

Nenhum comentário: